quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Cuidados com a câmera digital

Quando se trata de câmeras digitais, sempre ocorre algum desgaste pelo uso. Porém, para aumentar a vida útil e obter o máximo da câmera, é importante cuidar bem da sua máquina. Essas orientações simples ajudarão a manter sua câmera e as pilhas em excelentes condições.


Cuidados básicos com a câmera

A melhor fonte de informações sobre os cuidados com a câmera e os conselhos de segurança é o manual do usuário, fornecido com a câmera digital. Aqui são apresentados apenas alguns procedimentos para assegurar que você e sua câmera poderão tirar fotos com êxito por muitos anos.

Guarde a câmera digital em um local fresco e seco, longe de janelas, fontes de calor e porões úmidos.

Nunca abra a câmera nem tente consertá-la por conta própria. Tocar na parte interna da câmera digital poderá resultar em choque elétrico. Para a realização de consertos, entre em contato com um Centro de Serviços autorizado.

Para facilitar o transporte, guarde tudo em uma bolsa acolchoada com uma boa alça. A bolsa não só protege a câmera, mas a maioria das bolsas de câmeras digitais também costuma conter bolsos para pilhas e cartões de memória.

Use a tampa da lente quando não estiver usando a câmera. Sem exceção.

Leve com você alguns produtos de limpeza para a câmera e a lente.

Sempre mantenha o equipamento da câmera com você quando transportá-lo ao viajar. Nunca a deixe com sua bagagem, pois o manuseio inadequado e as temperaturas extremas podem danificá-la.

Mantenha-a limpa

A limpeza não só preserva a aparência nova e brilhante da câmera, mas também melhora a qualidade das fotos. É muito importante manter a lente limpa, porque as partículas de poeira podem causar pontos nas fotos.

Siga estas etapas para limpar a câmera de maneira segura:

1. Limpe toda a superfície da câmera com um pano limpo, seco e macio.

2. Use jato de ar (ou simplesmente sopre suavemente) na lente da câmera e no visor LCD para retirar a poeira.

3. Limpe a lente e o visor LCD com um pano limpo, macio e sem pêlos ou um lenço especial para limpeza da lente. Para evitar aranhões, verifique se o lenço não é tratado quimicamente.

Também podem ser comprados kits para limpeza da câmera que incluem jato de ar, pano macio e tudo mais que é preciso para manter a câmera em excelentes condições.

Sol ou chuva: à prova de intempéries

Descansando ao sol ou esquiando na neve, cuide adequadamente de sua câmera quando estiver viajando. A regra básica é manter a câmera em temperaturas nem muito altas, nem muito baixas. Cubra-a com uma toalha quando estiver tomando um banho de sol na praia e coloque-a sob o seu casaco, quando fizer frio.

Em climas frios, é importante carregar a câmera junto ao corpo, porque alterações abruptas de temperatura podem causar condensação suficiente para danificá-la. (Se ocorrer condensação, retire as pilhas e deixe aberta a porta do compartimento das pilhas durante várias horas.)

Chuvas e tempestades no mar podem proporcionar fotos inspiradas. Porém, a exposição da câmera à umidade pode fazer com que ela não funcione adequadamente. Ao velejar ou enfrentar uma chuvarada, um velho saco plástico comum é tudo que você precisa para protegê-la da água. Basta fazer um furo para a lente e cobri-la com elástico. Voilà: uma pequena capa de chuva!


Se algum líquido penetrar na câmera, desligue-a imediatamente. Retire as pilhas e o cartão de memória e espere a câmera secar por 24 horas antes de colocá-la em operação novamente.

0 comentários: