quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sobre filmadoras

Sobre filmadoras


As filmadoras digitais (DV) detêm a mais alta resolução de vídeo e a melhor qualidade de som de todos os formatos de filmadoras. Normalmente, as filmadoras DV são compactas e leves e oferecem a mais ampla variedade de recursos. A maioria das filmadoras digitais também permite tirar fotografias proporcionando a você uma câmera digital como bônus. Entretanto, a qualidade das fotos capturadas pela maioria das filmadoras DV não pode ser comparada às imagens obtidas com câmeras fotográficas.

Além de vídeo e áudio excelentes, a principal vantagem do vídeo digital é a facilidade de transferência do filme para computadores que possibilitam algumas opções avançadas de edição. As transferências são realizadas através do FireWire (IEEE 1394) ou de conexões USB 2.0. Diferentemente dos formatos de vídeo analógicos, o DV permite a realização de cópias digitais sem perda de qualidade. Há uma leve perda de qualidade quando se copia para VHS ou fita 8mm, mas dificilmente ela é notada já que a qualidade do vídeo original é bem alta.

Os consumidores têm inúmeras opções de formato no mundo das filmadoras DV. Atualmente, o formato de vídeo digital mais popular é o mini DV, que oferece excelente qualidade de vídeo e som por um preço razoável. O tamanho reduzido das fitas de mini DV permite às filmadoras ser muito compactas. A popularidade do formato também significa que as fitas de mini DV são fáceis de encontrar, caso as suas acabem durante as férias ou no meio de uma viagem de negócios. Entretanto, a tendência das filmadoras DV definitivamente é o caminho da mídia sem fita como os gravadores de DVD, discos rígidos e memórias Flash.

As filmadoras DVD gravam o conteúdo diretamente em DVD-R/RW, DVD+R/RW ou DVD-RAM compactos que, na maioria dos casos, podem ser visualizados diretamente em um aparelho de DVD doméstico ou computador. Geralmente, essas unidades são mais caras que as filmadoras mini DV e a mídia de gravação em DVD virgem também pode custar mais do que as fitas de mini DV. A vantagem do formato DVD é que os discos não se degradam com reproduções repetidas como as fitas. Usar DVD-RW regravável significa que você pode regravar no mesmo disco centenas de vezes sem qualquer degradação da imagem. Em vez de uma conexão FireWire, as filmadoras DVD usam portas USB 2.0 para transferir o filme para um PC.

Recentemente, muitos fabricantes lançaram filmadoras DV que gravam os dados de vídeo diretamente em um disco rígido interno. Uma vantagem é que isso permite que as filmadoras sejam muito compactas e não haja a necessidade de transportar discos ou fitas virgens extras durante a filmagem. Quase não existem peças móveis nessas filmadoras DV, assim nenhum ruído de motor é registrado durante as gravações. A falta de peças móveis também significa que há menos probabilidade de danos à filmadora. Por outro lado, o vídeo gravado somente pode ser descarregado para um computador para arquivamento ou gravação em DVD, ainda que isso não seja um ponto negativo para quem está familiarizado com a tecnologia. Bons exemplos de filmadoras DV com disco rígido podem ser encontrados dentro da linha Everio da JVC.

Geralmente, as filmadoras digitais que gravam vídeo em placa de memória não se destinam aos consumidores com grande interesse em vídeos domésticos. Ainda que extremamente compactas, essas unidades tendem a proporcionar baixa qualidade de vídeo e limitadas capacidades de gravação, assim elas são consideradas mais engenhocas do que filmadoras de verdade. Porém, de modo algum isso reduz sua utilidade e valor de entretenimento. Bons exemplos de filmadoras digitais com placa de memória podem ser encontrados dentro da linha S-Snap de filmadora multifuncional/câmera digital /MP3 players da Panasonic.

A última guinada em filmadoras DV de nível de consumidor é o vídeo de alta definição (HDV). Recentemente, vários fabricantes introduziram modelos capazes de gravar em 720p de alta definição ou vídeo de 1080i. As novas filmadoras DV de alta definição da Sony, por exemplo, podem gravar e reproduzir ambos: HD e vídeo de definição padrão gravados em uma fita de mini DV padrão. Atualmente, as filmadoras HDV são muito caras. Porém, o rápido aumento nas vendas de TV digital provavelmente significa que os preços cairão no futuro próximo, tornando as filmadoras DV de alta definição mais acessíveis aos compradores comuns.

O formato final da filmadora DV é o Digital8, formato proprietário da Sony, que grava digitalmente para Hi8 analógico e fita 8mm padrão.


Como comprar
Existem vários fatores que devem ser considerados na compra de uma filmadora DV. Procure por características que mais se encaixem com suas necessidades e orçamento. Decida como você basicamente usará a sua filmadora DV. Se você estiver procurando uma filmadora simples, do tipo apontar e clicar, para gravar vídeos das férias, provavelmente não precisará dos controles manuais avançados que alguém com sérias aspirações de cineasta deseja. Decida se você irá filmar principalmente em ambientes fechados ou abertos, sob a luz do sol ou com pouca luz, e se você deseja tirar várias fotos digitais como também produzir vídeos.

Para a última palavra em reprodução de vídeo, procure por uma filmadora DV com três CCDs (dispositivo de carga acoplada), em oposição aos modelos muito mais comuns com um único CCD. Em uma filmadora DV com três CCDs, a luz de entrada é dividida em seus três componentes primários (vermelho, azul e verde), e um CCD separado processa cada um dos componentes em pixels. Isto produz cores e imagens mais claras e vivas, especialmente em condições de pouca luminosidade. Por outro lado, uma unidade com um único CCD usa um dispositivo para processar o espectro de cores inteiro. Enquanto os modelos com três CCDs são mais caros que seus primos com CCD único, os preços estão sempre caindo. Também, verifique o tamanho do CCD. Geralmente, quanto maior o CCD, melhor a qualidade das imagens gravadas. O mesmo vale para o número de pixels no CCD. Quanto mais pixels, mais nítida a imagem. É importante verificar a contagem efetiva de pixel, que é o número realmente usado no CCD, e não a contagem bruta de pixels.

Como regra geral, quanto mais pixels na tela de LCD de uma filmadora DV, melhor a qualidade da imagem exibida. Você também deve procurar por um monitor que seja grande o suficiente para confortavelmente enquadrar as imagens e visualizar previamente o material gravado. É uma boa idéia examinar o LCD sob a luz do dia, já que algumas telas tendem a desaparecer sob luz solar forte. Além disso, lembre-se de que usar a tela LCD consumirá a bateria mais rapidamente e, sendo assim, um visor de qualidade não deve ser desprezado.

Ser capaz de dar um zoom na ação é essencial e, geralmente, as filmadoras DV têm duas taxas de zoom: óptico e digital. O zoom óptico é uma função que altera a profundidade de campo da lente, e quanto maior o índice de zoom óptico, melhor. Por outro lado, o zoom digital amplifica os pixels reais produzidos pelo CCD, resolução das margens e qualidade de imagem. Quando comprar uma filmadora digital, procure por um índice de zoom óptico alto, mas tente não deixar um valor alto de zoom digital influenciar sua escolha.

A estabilização de imagem é um importante recurso em uma filmadora DV porque, a menos que a unidade seja colocada em um tripé, as gravações invariavelmente sofrem com oscilações e solavancos. A estabilização de imagem óptica é o padrão ideal, já que ela dispõe de um projetor "flutuante" que fisicamente amortece a lente ou estrutura do prisma para movimentos indesejados. A estabilização digital essencialmente recorta a imagem removendo o conteúdo da margem para compensar a movimentação da filmadora, o que resulta em uma perda na resolução efetiva.

A maioria das filmadoras DV de nível de consumidor apresenta ajustes de exposição pré-definidos, bem como foco automático. Quanto mais seriamente você encarar sua "carreira" de cineasta, mais controles manuais você desejará na sua filmadora DV para obter o máximo de controle de criação sobre seus vídeos. Os modelos avançados oferecem recursos profissionais como controles manuais para balanço de branco, abertura, velocidade do obturador, níveis de áudio e foco, bem como a opção de lentes intercambiáveis e acessórios para microfone externo e iluminador. Lembre-se de que uma filmadora DV cara, de última geração, não o transformará instantaneamente em um cinegrafista profissional. Da mesma forma, nas mãos de um operador de câmera talentoso que entende de iluminação e exposição, uma filmadora DV de padrão médio proporcionará excelentes imagens de vídeo.

Ainda que o vídeo seja compreensivelmente a preocupação primária da maioria dos compradores de filmadoras DV, a função de áudio não deve ser esquecida. A maioria das filmadoras DV grava áudio digital tanto em formato 16 bits quanto em formato 12 bits com qualidade de CD, o que permite que você grave uma faixa estéreo com o seu vídeo e depois acrescente outra faixa estéreo durante a edição. A última opção é a ideal para incluir em seus vídeos música incidental ou uma voz em off. Geralmente, as filmadoras DVD gravam áudio estéreo digital em som Dolby Digital. Quando escolher uma filmadora DV, procure pela posição do microfone embutido. Normalmente, um microfone com montagem frontal é preferível, pois aqueles montados na parte superior da filmadora freqüentemente captam o ruído do motor ou sons indesejáveis do operador da câmera. Se para você a qualidade de áudio é importante, você desejará escolher uma filmadora DV com opção de acréscimo de um microfone externo. Para fazer isso, a filmadora precisará de uma entrada para microfone. Filmadoras DV de alta tecnologia também oferecerão controles de áudio manuais. Procure por uma entrada de headphone para que você possa monitorar o áudio enquanto ele é gravado e fazer os ajustes necessários.

Além dos recursos e do desempenho, é vital que uma filmadora DV seja confortável para manipular e operar. Por esta razão, certifique-se de experimentar as filmadoras digitais candidatas potenciais em uma loja de aparelhos eletrônicos ou loja de câmeras antes de comprar. Uma filmadora DV que seja confortável para uma pessoa manusear pode não ser confortável para você se, por exemplo, você tiver mãos muito grandes. Uma filmadora DV leve, ultracompacta, pode ser bastante atraente, mas se os controles forem muito pequenos para os seus dedos, seu manuseio pode ser frustrant

0 comentários: