quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Termos técnicos e suas explicações

Termos técnicos e suas explicações

Quando lemos as especificações das câmeras fotográficas vemos inúmeros termos técnicos e não sabemos o que significam. Este guia tem o intuito de explicar um pouco o que é cada parâmetro:

Anel de Focagem/Zoom manual
O anel de zoom manual confere aos utilizadores um maior controle, com um zoom rápido, sensível e com maior capacidade de resposta. A alavanca de zoom é particularmente prática quando se tira fotos de objetos em movimento.
Anti-desfocagem
A elevada sensibilidade combate os problemas da desfocagem provocada pelo movimento do objeto. Aumentando a definição de ISO numa câmera poderá ter uma velocidade do obturador mais elevada que pode captar objetos em movimento. A outra causa principal da desfocagem da imagem é o movimento da câmera. Os Estabilizadores Ópticos de Imagem são constituídos por sensores giroscópicos que detectam oscilações da câmera e movem a lente para ajustar o ângulo da luz, compensando assim qualquer movimento da câmera. Os produtos que possuem a designação Dupla tecnologia anti-desfocagem incluem estas duas tecnologias.
Bit
A medida mais pequena de dados que um computador processa. Só pode assumir um de dois estados: 0 ou 1 (também descritos como "on/ligado? ou "off/desligado?).
CMOS
(Complimentary Metal-Oxide Semiconductor). Tecnologia de sensor das câmeras fotográficas e de vídeo que, tal como um CCD, converte luz em sinais elétricos. As vantagens do CMOS são menos manchas, uma variedade dinâmica mais ampla para um contraste superior e menos consumo de energia para um funcionamento eficiente da bateria.
Carl Zeiss®
Famoso fabricante de lentes com quem a Sony tem uma parceria para desenvolver e fornecer lentes para câmeras fotográficas e de vídeo.
Carl Zeiss® Vario-Tessar®
Uma lente pequena e potente, concebida para ser usada em câmeras fotográficas e de vídeo compactas. Perfeita para captar o contraste e a cor, para produzir cores brilhantes e nítidas.
D-SLR
(Digital Single Lens Reflex). Os dispositivos que contêm um D-SLR permitem que o visor eletrônico mostre exatamente a imagem que está a ser composta quando a luz passa através da lente. Os níveis de luz também são calculados através da mesma lente, para uma avaliação precisa da exposição.
DPI
A medida DPI (Dots per inch, também conhecida como PPP - Pontos por polegada) é usada para medir a resolução de impressoras e digitalizadores. Quanto mais elevado for o valor, melhor será a qualidade de digitalização ou impressão.
DPOF
(Formato de Ordem de Impressão Digital) Uma "carteira de encomendas" de fotografias digitais. As câmeras compatíveis com DPOF têm capacidade para gerar dados para a encomenda de impressões de fotos digitais. O utilizador pode definir o número de cópias impressas de cada fotografia. A data da fotografia também pode ser impressa. Pode ainda encomendar por DPOF um índice de fotos, que mostra uma imagem em miniatura de cada foto.
Definições de sensibilidade ISO
Existem diversos níveis - ISO 100, 200, 400, auto, etc... - que replicam as definições ISO das câmeras tradicionais com rolo fotográfico. Isto permite que o fotógrafo ajuste facilmente o nível correto de sensibilidade, de forma a obter a melhor imagem, em condições difíceis.
Dupla tecnologia "anti-desfocagem"
A elevada sensibilidade combate os problemas da desfocagem provocada pelo movimento do objeto. Aumentando a definição de ISO numa câmera poderá ter uma velocidade do obturador mais elevada que pode captar objetos em movimento. A outra causa principal da desfocagem da imagem é o movimento da câmera. Os Estabilizadores Ópticos de Imagem são constituídos por sensores giroscópicos que detectam oscilações da câmera e movem a lente para ajustar o ângulo da luz, compensando assim qualquer movimento da câmera. Os produtos que possuem a designação Dupla tecnologia anti-desfocagem incluem estas duas tecnologias.
Visor LCD híbrido
Ajuda o visor da câmera fotográfica ou de vídeo a permanecer legível sob quaisquer condições de luz. Fá-lo usando uma tecnologia LCD refletora para produzir uma visibilidade excelente, mesmo em condições de luz solar directa.
Equilíbrio de brancos de flash
O equilíbrio de brancos de flash é uma função da fotografia digital que ajuda a reter os tons das cores, mesmo em situações fotográficas complexas. Em situações em que há muitas superfícies com reflexos, a câmera pode detectar todas as fontes de luz que rodeiam o sujeito da foto, criando uma distorção de cores. Isto pode ser evitado ajustando automaticamente o equilíbrio de brancos, na foto, recuperando as cores para a sua condição natural, quando se usa o flash.
Exif
Formato de imagem para gravação e armazenamento de imagens digitais. Junto com os dados efetivos de imagem, o formato Exif grava informações adicionais, na forma de identificadores que contêm dados da câmera, como a data e hora da gravação.
Filme MPEG
Permite a captura de pequenas sequências de vídeo e áudio com a câmera. Os dados podem ser vistos imediatamente no visor LCD da câmera, ou num televisor, através da saída AV, ou simplesmente transferidas para edição ou arquivo noutro dispositivo multimídia.
Filme MPEG EX
Gravação ininterrupta, enquanto houver espaço de arquivo digital. As características disponíveis incluem funções de reprodução, cue e review, e um modo adicional que permite a divisão de um filme grande em pequenos segmentos.
Flash TTL sem fios
Unidades de flash remoto localizadas "fora da câmera" que podem ser acionadas automaticamente sem a necessidade de ligar um cabo ao corpo da câmera. A exposição e a potência do flash são ajustadas automaticamente pela câmera para produzir os melhores resultados.
Flash automático de sincronização com luz do dia
Mede automaticamente o nível de exposição para os objetos no primeiro plano que têm luz por trás, em condições de luz do sol.
Flash sincronizado lento
Esta opção liga a câmera em velocidade lenta do obturador, para fotografar objetos no primeiro plano, em ambientes crepusculares.
Focagem automática contínua
A câmera ajusta permanentemente a focagem automática quando fotografa em modo "burst", para assegurar que os objetos em movimento ficam focados com nitidez.
Formato de gravação 3:2
Esta função permite que as imagens sejam criadas no formato de fotografia convencional. O formato padrão é o 4:3.
Função Bluetooth®
Permite a entrada no mundo fantástico da comunicação sem fios através da tecnologia Bluetooth®. Ao permitir-lhe transferir diretamente imagens para qualquer dispositivo que suporte as definições Bluetooth® Basic Imaging Profile, o Bluetooth® liberta-o de todos os cabos e dá-lhe o benefício adicional da função de câmera de vídeo remota.
Função de Histograma
Quando a função de histograma está ativa, é exibido um gráfico de histograma no visor LCD. Isto permite-lhe verificar a gradação de preto e branco.
Função de Redução
(Alteração das dimensões) Permite que as imagens sejam reduzidas para um tamanho mais pequeno. Ideal para o envio de imagens através de correio eletrônico ou para um arquivo mais eficiente.
Holograma AF
O Holograma AF (de auto-focagem) usa hologramas laser para ajustar a focagem em condições de iluminação fraca e permite melhor precisão de focagem. O sistema cumpre as especificações para Laser de Classe 1, mantendo como tal o nível de segurança mais elevado para o olho humano.
Iluminador AF
(Auto Focagem) O Iluminador de Auto Focagem é uma fonte de luz vermelha de baixa potência usada para fornecer iluminação suficiente à câmera, de forma a possibilitar a focagem automática em fracas condições de iluminação.
Iluminador de auto focagem
A focagem correta e a composição da fotografia em condições de luz fraca ou inexistente é extremamente difícil de atingir. Quando se fotografa em todas as condições de luz, da luz brilhante do dia à completa escuridão, o iluminador AF ilumina automaticamente o objeto da fotografia, de forma a permitir que a câmera foque corretamente. Isto assegura uma imagem com focagem precisa, e bem definida, independentemente das condições de luz.
Indicador de histograma
Um histograma é um gráfico que mostra o número de vezes que cada possível valor de luminância ocorre numa imagem. É uma excelente ferramenta para a definição correta da exposição, porque mostra de forma clara e precisa as condições de iluminação. Esta função está disponível na maior parte dos modos de gravação e reprodução.
JPEG
JPEG significa Joint Photographic Experts Group, um consórcio que desenvolveu e divulgou este formato em todo o mundo. É um formato de compressão que armazena imagens digitais com elevada eficiência.
Luminância nítida NR
A redução de ruído de Luminância Nítida é uma função da fotografia digital que permite imagens mais nítidas e limpas, com contraste melhorado. Usa um filtro para melhorar as imagens tiradas com luz forte. Isto melhora o detalhe em áreas em que os níveis de luz são elevados, evitando interferências (ruído) que poderiam ser confundidos com detalhes da imagem. Ao contrário dos sistemas convencionais de redução de ruído, suprime o ruído de imagem sem afetar o detalhe da imagem.
MPEG Movie (sem som)
Permite-lhe capturar pequenas sequências de vídeo com a sua câmera e guardá-las digitalmente na memória. Os dados podem ser vistos imediatamente no Visor LCD da câmera, ou simplesmente transferidos em formato digital através de um cartão de memória, para edição ou arquivo em outro dispositivo multimídia.
MPEG Movie HQX
Gravação ininterrupta de alta qualidade, enquanto houver espaço de arquivo digital. As características disponíveis incluem funções de reprodução, cue e review, e um modo adicional que permite a divisão de um filme grande em pequenos segmentos. Esta versão dispõe de uma resolução de imagem de 320 x 240, 16,6 fotogramas por segundo.
MPEG Movie HQX (sem som)
Gravação ininterrupta de alta qualidade, enquanto houver espaço de arquivo digital. As características disponíveis incluem funções de reprodução, cue e review, e um modo adicional que permite a divisão de um filme grande em pequenos segmentos. Esta versão dispõe de uma resolução de imagem de 320 x 240, 16,6 fotogramas por segundo.
MPEG Movie-HQ
Um modo de vídeo digital que permite a gravação de curtas sequências de vídeo e áudio de alta qualidade, usando uma câmera digital. O formato MPEG Movie-HQ dispõe de uma resolução de imagem de 320 x 240 pixels a 16,6 fotogramas por segundo, com qualidade sonora melhorada.
MPEG VX (com áudio)
Gravação ininterrupta de qualidade VGA, enquanto houver espaço de arquivo digital. As características disponíveis incluem funções de reprodução, cue e review, e um modo adicional que permite a divisão de um filme grande em pequenos segmentos.
MPEG-1
MPEG é a abreviatura de Motion Picture Experts Group (Grupo de Especialistas em Filmes). O MPEG-1 é um formato de compressão de dados para arquivo de imagens de vídeo digital. Usando uma resolução de 160 x 112 pixels, pode gravar pequenos trechos de vídeo com duração até 1 minuto em formato MPEG-1. Ao contrário da norma PAL (25 imagens por segundo), apenas são gravadas 8 imagens por segundo.
Macro
Uma tecnologia avançada de focagem da lente que permite fotografias com focagem à pequena distância de objetos de dimensões reduzidas ou grandes detalhes.
Megapixel
As fotografias digitais são constituídas por pontos de luz coloridos chamados pixels (elementos de imagem). Para fazer uma fotografia são necessários milhões de pixels (mega pixels). Quanto maior for a quantidade de mega pixels que a câmera tem, mais suaves e nítidas serão as fotografias.
Modo Burst
O modo Burst acelera de forma temporária a transmissão de dados entre disparos da máquina fotográfica, usando uma memória temporária (do tipo buffer). Podem ser guardadas imagens numa rápida sucessão, sem ser necessário esperar que a câmera grave cada uma das imagens. Esta função é ideal para fotografia de cenas desportivas, de ação e vida selvagem, bem como para situações que não se repetirão.
Modo Flash
As câmeras fotográficas digitais dispõem de vários modos de flash: Auto -- dispara automaticamente em situações de luz fraca. Flash forçado -- o flash é sempre ativado. Redução do efeito de olhos vermelhos -- usa um pequeno disparo pré-flash que provoca o fecho da íris da pessoa fotografada e minimiza o efeito de olhos vermelhos. Desligado -- o flash não dispara.
Modo Manual
O modo manual oferece-lhe controle total sobre as dimensões de abertura da câmera e as definições de velocidade do obturador.
Modo TIFF
O formato TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de imagem não-comprimido. As imagens não-comprimidas resultam num maior tamanho dos arquivos e tempos de gravação mais longos do que o JPEG, mas as imagens têm uma qualidade extraordinária.
Modo de seleção de Cenas
São configurações pré-definidas da câmera de forma a ir ao encontro das necessidades da situação.
Modo de prioridade de Obturador/ Abertura
Em modo de prioridade de obturador, define-se a velocidade do obturador e a câmera ajusta a abertura de acordo com esse parâmetro. No modo de Prioridade de Abertura, o utilizador seleciona a abertura e a câmera ajusta a velocidade do obturador de acordo com esse parâmetro.
Multi-Burst
O modo Multi Burst permite que uma câmera digital tire automaticamente 16 fotos e as arquive como um arquivo JPEG. Estas podem ser vistas na câmera numa sequência com intervalos de 0,8 segundos, ou como uma montagem completa de 16 imagens num monitor de PC.
NightFraming
O NightFraming combina três funções (NightShot, Holograma AF e controle de exposição pré-flash) para tirar fotografias no escuro. Enquadrar com NightShot: mostra o sujeito da foto, mesmo em completa escuridão, usando tecnologia de infravermelhos. Focagem com Holograma AF: quando o botão de abertura do diafragma é pressionado até meio, a câmera foca a imagem enquadrada usando o Holograma AF. Um laser detecta os limites do objeto, o que permite que a câmera o foque corretamente. Gravação com pré-flash: quando o botão de abertura do diafragma é totalmente pressionado, o pré-flash dispara. Nessa altura, é determinada a exposição e o flash principal dispara, de forma a capturar uma imagem perfeitamente exposta, enquadrada e focada.
Obturação lenta NR
Quando se tira fotografias em situações extremas de luz fraca, como com um tempo de exposição de 10 ou mais segundos, esta característica interpreta e remove o ruído gerado na imagem.
Otimizador de gama dinâmica
Uma função de Otimizador de gama dinâmica ajusta a exposição e contraste de uma imagem para compensar os efeitos das condições de fotografia com contraste elevado.
PAL
PAL significa Phase Alternation Line (Linha com Alternância de Fase), o formato de emissão de televisão com utilização mais comum na Europa.
Prioridade de Abertura
A Prioridade de Abertura é um modo de funcionamento que permite ao utilizador selecionar a definição pretendida para a abertura. A câmera ajusta a velocidade do obturador de acordo com essa definição. Isto permite que o utilizador tenha total controle sobre a profundidade de campo da fotografia.
Prioridade de velocidade do obturador
Neste modo, define-se a velocidade do obturador e a câmera ajusta a abertura de acordo com esse parâmetro.
Processador DXP
Permite uma gama de luminância dinâmica superior e uma quantização mais fina, para detalhes de imagem mais apurados. Junto com o Super HAD CCD? permite criar contrastes e cores incrivelmente suaves e realistas. Os sistemas convencionais de 10 bits cortam a secção mais elevada do sinal quando convertem uma imagem analógica em dados digitais, o que resulta numa perda razoável de detalhe e contraste.
Processador Real Imaging
Tal como o processador de um PC, o processador Real Imaging é um chip que executa as funções básicas da câmera. Controla o tempo de arranque, a velocidade de funcionamento da câmera e o consumo de energia. É responsável por fotografias de elevada qualidade, produzindo melhor reprodução de cor e uma relação de sinal/ruído superior. O processador permite que a câmera tenha um tempo de arranque rápido e mantém o "retardamento do obturador" no mínimo, ou seja, o tempo que ocorre entre a pressão sobre o botão e a captação efetiva da fotografia.
Processador de imagem Bionz
O motor de processamento de imagem Bionz de alta velocidade permite que o utilizador capte imagens à velocidade da luz. O motor oferece capacidades de fotografia em sequência de alta velocidade, com um máximo de três fotogramas por segundo continuamente, a 10,2 megapixels e com a melhor compressão JPEG.
Profundidade de Cor
Representa o número de cores que podem ser gravadas ou apresentadas. Quanto maior o número de bits, maior o número de cores que pode ser gravado. Para representar 16,7 milhões de cores, necessita de uma densidade de cor de 24 bits (8 bits por cor: vermelho, verde e azul).
Pré-flash
Permite que a câmera ajuste a exposição do flash principal.
Resolução
A quantidade de pixels numa imagem. Quanto maior a resolução, mais detalhe terá a imagem. Uma resolução VGA (640 x 480) é o ideal para impressão em pequeno formato e utilização em computador. As resoluções XGA (1024 x 768) e SXGA (1280 x 960) oferecem ainda mais detalhe. Uma resolução UXGA de 1600 x 1200 aproxima-se da qualidade fotográfica.
SDRAM
(Synchronous Dynamic Random Access Memory) A SDRAM é um tipo de memória para computadores que opera à mesma taxa do relógio do bus (por exemplo, 33 ou 66 MHz).
STAMINA
STAMINA é uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela Sony, para melhorar o fornecimento de energia e eficiência das câmeras, aumentando o desempenho das baterias. O resultado em termos de maior tempo de gravação significa mais imagens, mais liberdade e mais tempo de concentração na fotografia, em vez de ser a pensar na bateria.
Saída de vídeo
A saída de vídeo permite-lhe ver as imagens e filmes MPEG que capturou com a sua câmera em qualquer televisor com entradas de vídeo padrão.
Saída áudio/vídeo
Saída de câmera que permite exibir fotografias digitais ou filmes MPEG com som em televisores normais. A seleção de PAL e NTSC permite usar esta capacidade em todo o mundo.
Sensibilidade ISO
(Sensitivity) Os números ISO nas fotografias indicam a sensibilidade da película fotográfica. A ISO (International Standards Organisation) integrou os números ASA e DIN existentes num novo sistema, contendo números como ISO 100/21°.
Sensor CMOS Clear-Vid
O sensor CMOS ClearVid é o olho da câmera de vídeo que converte a luz em sinal digital. Abre caminho para uma qualidade de imagem superior com maior detalhe e nitidez, além de funções mais avançadas que incluem gravação suave e lenta, maior sensibilidade à luz e gravação dupla.
Sensor de dimensão APS-C
O Advanced Photo System de tipo C (APS-C) é um tipo de sensor usado em câmeras Single Lens Reflex digitais, também chamadas de DSLRs. Este sensor dispõe de dimensões menores do que as dos sensores SLRs convencionais.
Sensor de posição
Um dispositivo que reconhece automaticamente se uma imagem será tirada com a câmera na horizontal, ou na vertical. A imagem é então exibida com a orientação correta no monitor. A posição correta é também guardada no arquivo de forma a assegurar que a imagem seja sempre exibida da forma correta.
Sistema de obturador progressivo
A informação é recolhida e processada em cada linha, uma após a outra, usando um obturador mecânico. Um processo semelhante ao sistema Varrimento Progressivo que permite resultados semelhantes.
Smart Zoom
Ajusta a taxa de zoom dependendo da resolução da imagem selecionada.
Sony Super HAD CCD?
Com uma configuração avançada de sensor que reduz as zonas mortas entre pixels, de forma a que cada sensor capture mais luz, o CCD exclusivo da Sony Super HAD (Hole Accumulated Diode) CCD? produz imagens de cortar a respiração. As micro-lentes existentes no circuito integrado melhoram o desempenho de captura de luz e a sensibilidade do CCD para gerar imagens mais luminosas, mais nítidas, com reduzido ruído de imagem.
Super HAD CCD(TM)
Tecnologia em câmeras Cyber-shot que melhora o desempenho de recolha de luz do CCD. Funciona colocando uma lente microscópica sobre cada pixel, para que se foque o máximo de luz possível sobre este. Deste modo, o ruído de cor é reduzido e a qualidade da imagem melhorada. Esta funcionalidade também pode ser encontrada na gama Handycam® como Advanced HAD CCD(TM).
Super SteadyShot
Uma tecnologia de estabilização de imagem exclusiva nas gamas de câmeras de vídeo Handycam®, câmeras digitais Cyber-shot e câmeras SLR digitais. O método de detecção de oscilações (sensores giroscópicos) e a compensação (menos desfocagem) são os mesmos para todos estes produtos, mas a tecnologia funciona de um modo ligeiramente diferente em cada um deles.
TIFF
Tagged Image File Format -- um formato de arquivo específico, de alta qualidade, usado para o arquivo de imagens digitais.
Tecnologia Advanced HAD
Esta tecnologia diminui o "ruído" na imagem que pode por vezes surgir em condições de luz reduzida.
Terminal para acessórios
As unidades externas de flash podem ser ligadas à máquina através de um terminal de acessórios, o que permite usar uma grande variedade de flashes. Este terminal é particularmente útil em ambientes de estúdio.
USB ? Universal Serial Bus
Porta de dados em computadores e periféricos.
Visor LCD
Os visores LCD (Liquid Crystal Display) mostram uma imagem clara que ajuda a enquadrar as suas fotos. As funções e definições da câmera são também exibidas no visor LCD.
Visor eletrônico
O visor eletrônico, com cor total, pode ser usado para controlar a filmagem, de uma forma mais habitual, como com uma tradicional câmera SLR, em vez da alternativa de usar o LCD. O sistema tem um menu de visualização completo e contém sensores que detectam a aproximação do olho do utilizador, e dirigem automaticamente a imagem para o visor eletrônico quando este está a ser usado. Esta seleção alternativa automática entre o visor eletrônico e o LCD reduz o consumo de energia, prolongando a vida da bateria.
Visor eletrônico óptico
O visor eletrônico óptico é usado com luz brilhante do sol ou condições luz fraca, quando é difícil ver no Visor LCD. Pode também ser usado em vez do LCD para reduzir o consumo energético.
Zoom de precisão digital
Aumenta eletronicamente o alcance do zoom, mas mantendo a qualidade de imagem.
Zoom em reprodução
Depois de tirar a sua fotografia, pode usar a função de Zoom em reprodução para aproximar eletronicamente o zoom a objetos na sua foto.
Zoom óptico
O funcionamento por pressão num botão permite-lhe fazer o zoom in opticamente, ou seja, pela manipulação da distância focal da lente.
Zoom/Recorte em reprodução
Esta função permite a criação de uma imagem com 640 x 480 pixels a partir de uma parte de uma imagem maior UXGA de 1600 x 1200 pixels. O novo ficheiro VGA será guardado no cartão de memória.

0 comentários: