terça-feira, 9 de outubro de 2007

DICAS DE FILMAGEM

DICAS DE FILMAGEM

_ Deve-se evitar gravar nos primeiros 60 segundos da cassete, para evitar o
desgaste.
_ Sempre que um trabalho terminar, deve-se retirar a cassete da Câmara e
acondicioná-la em segurança.
_Antes de gravar qualquer vivo, deve-se sempre deixar filmar durante 6 segundos
antes de dar a indicação ao jornalista de que está a gravar.
_ Depois do vivo deve-se deixar filmar por mais 6 segundos.
_ O zoom deve ser feito sempre com a mesma cadência de forma a serem
evitados saltos.
_Nunca terminar uma filmagem a meio de um zoom.

TÉCNICAS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM

No laboratório da UTAD TV todos os alunos devem captar imagens tendo em vista uma
evolução. Ao trabalharem nos dois lados da equipa, jornalista e repórter de imagem,
ficam com uma plena consciência das dificuldades e virtudes de cada lado da equipa. Se
cada elemento estiver no terreno a pensar em “que imagens” gostaria de ter para
contar a história o trabalho final sai reforçado.
Este é também um trabalho em que o objectivo é corrigir os erros e estes evitam-se
com trabalho.

Um dos principais erros no momento de captar imagens é a câmara ao ombro. O tripé
deve ser SEMPRE usado e só excepcionalmente é que se utiliza a câmara ao ombro.

Notas:
_ O aluno/jornalista/repórter de imagem deve estar consciente das diferenças
que existem entre filmar algo para uma peça para o telejornal ou filmar algo
para um programa do estilo “Panico”.

Dicas:

_ Nas situações em que se utiliza o tripé o repórter de imagem deve depois de
focar e centrar a imagem “trancar” o tripé para que a câmara não mexa. Deve
ainda enquanto grava afastar as mãos e o olhar de qualquer contacto com a
câmara, não devendo estar “colado” à câmara. Isto por que se estiver a segurar
na câmara, apesar de ter a câmara e o tripé “trancados”, o respirar faz com que
a câmara mexa ligeiramente.

_ O jornalista no momento da edição não deve utilizar os primeiros, nem os
últimos, três, quatro segundos do plano que pretende devido a pequenos
movimentos que normalmente existem, como respirações do repórter de
Imagem, toques, etc.

_Nas situações em que se recorre à utilização de câmara ao ombro deve-se usar o
plano o mais aberto possível, um plano aberto permite que o telespectador
comum não note tanto as respirações do repórter de imagem que fazem com
que a imagem “trema”. Nesta situação é de evitar ao máximo a utilização de
planos de expressão.

_ Quando se faz recolha de imagens para “pintar” a peça, sejam eles planos de
corte ou de “pintar”, o jornalista e o Repórter de Imagem devem evitar estar a
falar perto da câmara, pois um bom som ambiente pode ficar estragado devido
à conversa.

GRAVAÇÃO DE ENTREVISTAS

A gravação de entrevistas é uma situação básica numa reportagem televisiva. Apesar de
ser intensamente discutida, são as experiências do dia a dia que estabelecem as regras,
naturalmente baseadas no bom senso.

As perguntas essenciais dos 5 w´s devem ser sempre colocadas.O jornalista deve estar atento às respostas, pois muitas vezes surgem questões
essenciais, ao longo da entrevista, que não eram previsíveis no momento da preparação
do trabalho.

Caso seja necessário gravar o jornalista a fazer as perguntas, estas devem ser feitas
posteriormente à realização da entrevista.

Nota:
_ O aparecer do jornalista por questões de vaidade ou porque sim deve ser
evitado.

comentários:

olá, meu nome é marcos paulo, sou integrante de um ministério chamado profecia, somos jovens da igreja católica e o nosso trabalho é na parte de comunicação fazendo entrevistas, jornal, enfim, tudo q envolver comunicação, tb sou estudante de comunicação social - publicidade e propaganda, e quero agradecer pela postagem, pois nos ajudou bastante, peçoa vc, se possivel, nos mandar mais dicas sobre fotografia e filmagem lhe serei muito grato, há já ia me esquecendo, somos de são paulo, capital, desde já lhe agradeço, nosso e-mail é: comunicacao_stlm@ig.com.br e comunicacaostlm@gmail.com, tb temos um blog: profeciaevangelizar.blogspot.com, um abraço, até mais.