quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dez dicas fundamentais para fazer movimentos de câmera e tomadas estáveis

Por que a câmera se move? Há uma tendência entre os operadores de câmera-especialmente, os iniciantes ? de exagerar nos movimentos de câmera. Cuidado! Todo movimento de câmera deve ter um propósito: contribuir para uma melhor compreensão do expectador sobre o que está vendo. Do contrário, o movimento terá um efeito dispersivo e chamará mais atenção do que o tópico abordado. O mesmo vale para tomadas instáveis, ?balançadas?. Elas só servem para lembrar o expectador de que há alguém operando a câmera, fazendo com que a gravação tenha uma aparência amadora. Por esse motivo, Zoom Magazine apresenta dez dicas para obter tomadas e movimentos de câmera estáveis e profissionais. Capriche na gravação!

Utilize um tripé ou outros equipamentos

Muitos operadores acham que o tripé é um incômodo, e que só atrapalha e atrasa a gravação. Incômodo, mesmo, é assistir a imagens feitas por esses ?operadores? de câmera. Há tripés de todos os tamanhos, levíssimos e compactos. A estabilidade das tomadas e suavidade de movimentos proporcionadas por um bom tripé são incomparáveis. Outros equipamentos, como monopés ou suportes, que permitem o apoio de câmeras pequenas no ombro, são igualmente recomendáveis ? ainda que não tão eficientes. Podem ser uma boa solução em casos nos quais não é possível utilizar um tripé. Não seja preguiçoso e pare de inventar desculpas: use um tripé!

Desfrute do sistema de estabilização eletrônica das camcorders

Muitas camcorders digitais possuem um sistema de estabilização eletrônica muito eficiente para tomadas feitas com a câmera na mão (veja matéria nesta edição). Esse recurso é especialmente útil em tomadas paradas, e não deve ser utilizado em movimentos de câmera como panorâmicas, zoom e travellings, pois a camcorder não ?entende? que o operador quer fazer um movimento e tenta corriji-lo. Em algumas comcorders o acesso a essa função se dá por um único toque num botão. Em outras, é necessário acessar o menu da câmera.

Procure apoios naturais para o corpo e a câmera

Muitas vezes, não é possível carregar um tripé ou um monopé, não é mesmo? Embora esses equipamentos estejam cada vez menores e mais leves... Porém, ninguém vai querer ver suas imagens se elas estiverem muito ?balançadas?. Procure algum tipo de apoio para a câmera ou para o corpo ? como uma parede, uma árvore, um muro baixo, um degrau etc. Faça tomadas estáveis: apóie a câmera em algum lugar.

Não capte tomadas em teleobjetiva com a câmera na mão

Você utiliza uma teleobjetiva quando fecha o ângulo de visão da objetiva, fazendo um zoom in. Quando estiver gravando com a câmera na mão, não utilize a teleobjetiva, pois ela amplia os movimentos não voluntários do operador. Prefira trabalhar com o ângulo de visão aberto, utilizando a grande-angular, que ?esconde? as trepidações.

Mantenha a camcorder afastada do corpo e utilize o LCD

As camcorders digitais geralmente possuem um monitor de cristal líquido colorido (LCD) localizado na lateral esquerda da câmera. Esse monitor facilita muito a realização de tomadas em que a câmera não está apoiada no ombro. Atenção: mantenha a camcorder afastada do corpo para não transferir seus movimentos para a câmera.

Mova-se de uma posição desconfortável para uma posição confortável

Essa regra vale para qualquer movimento, mas principalmente para panorâmicas com a câmera na mão. Comece o movimento com o corpo ?torcido? ou ?enrolado? e termine com a posição confortável. Dessa maneira, seus músculos estarão relaxando, perdendo a tensão e retornando para a posição natural.

Evite tomadas com a câmera na mão de cenas sem movimento

Quando fazemos uma tomada de uma paisagem ou museu, geralmente nada se move no quadro. Nessas situações, se você ?balançar? demais a câmera, seus movimentos serão muito perceptíveis e só causarão distração. Por isso, evite fazer tomadas estáticas com a câmera na mão de cenas que não possuem movimento interno.

Use carrinhos improvisados para fazer travellings

Muitas vezes, carrinhos como os de supermercado ou para transporte de materiais podem ser valiosos na improvisação de um travelling. Escadas rolantes e elevadores panorâmicos em um shopping center também podem proporcionar boas imagens. Aproveite todos os recursos disponíveis para melhorar seus movimentos de câmera.

Corrija tomadas ?balançadas? durante a edição, utilizando softwares adequados

Softwares como o Adobe After Effects 5.0 possuem recursos para estabilizar imagens que ficam muito ?balançadas?. Não é um recurso mágico, mas funciona muito bem para corrigir leves movimentos involuntários do operador de câmera.

Caminhe com os joelhos flexionados

Se for realmente necessário caminhar para fazer uma tomada, caminhe com os joelhos flexionados, o que permitirá que os músculos das pernas atenuem os movimentos. Novamente, o visor de cristal líquido colorido (LCD) será útil para que você não precise encostar a câmera ao corpo. É necessário um pouco de treino para conseguir relaxar e obter bons resultados

2 comentários:

Boa Aula !!! Obrigado

Ótimas dicas!!
Uma coisa boa também é se evitar tremer a câmera no momento da gravação. O Feiyu G4S 3-Axis Handheld Gimbal para GoPro HERO4/3+/3 é um ótimo equipamento para isso. Ele confere altíssima estabilização de imagem. Confira nesse review: https://youtu.be/iZpJiFrt88o