Os 7 erros mais cometidos do videomaker
Apontaremos sete erros mais comuns cometidos por quem começa a operar uma câmera de vídeo ? sete ?pecados capitais?que podem dar ao vídeo uma aparência ruim, amadora...
? Não Centralizaras os assunto principal
Se você indagar a um amador como deve ser feito um bom enquadramento, ele lhe responderá: ?Basta centralizar o assunto principal?. Mas lembre-se: você não está ?caçando? ? e sua câmera de vídeo não é a mira de uma arma. O posicionamento do tema principal no centro do quadro é uma das características mais amadoras de uma imagem. A centralização não favorece a percepção do segundo plano e confere a imagem a pouco dinamismo e interesse visual. A regra dos terços é uma antiga teoria a cerca da composição que propõe uma forma simples e eficaz de compor a imagem. A idéia é dividir o quadro em nove partes iguais através do traçado imaginário do cruzamento de duas linhas horizontais com duas verticais. Dessa forma, obtemos quatro pontos de interesse (?pontos focais?) formados pelo cruzamento dessas linhas. A regra diz que esses pontos focais são os mais indicados para a colocação dos elementos principais no quadro.
? ?NÃO ABUSARÁS DO ZOOM!?
O movimento de zoom (in ou out) é muito atraente e tentador para o operador de câmera iniciante. Porém, seu uso exagerado é cansativo e artificial para o expectador, pois o olho humano não varia o ângulo de visão. Além disso, a seqüência ficará previsível e pouco interessante, pois o expectador assistirá às imagens certo de seus movimentos repetitivos. Evite fazer séries de movimentos de zoom e não emende um ?zoom in? com um ?zoom out?. Faça poucos movimentos, sempre justificados. O ?zoom in?deve evidenciar algo ao expectador. O ?zoom out?deve revelar informações novas e, preferencialmente, relacionadas ao assunto do quadro inicial.
? ?NÃO GRAVARÁS A PARTIR DE UMA ÚNICA POSIÇÃO?
Novamente, esta é uma das características mais amadoras em uma seguencia de imagens. Movimente-se! Diversifique o posicionamento da câmera e procure pontos de vista mais interessantes. Note que o operador de câmera profissional está sempre se movendo enquanto registra suas imagens.
? ?NÃO GRAVARÁS TODOS OS PLANOS À ALTURA DO SEU OLHAR?
Enxergamos tudo a partir da altura de nossos olhos. Portanto, se gravarmos nossas imagens sempre dessa maneira, o resultado será muito convencional. Além de diversificar a posição altere, também, a altura da câmera, a fim de encontrar ângulos visualmente mais interessantes. Câmeras ?altas? e ?baixas? aumentam o impacto visual das imagens.
? ?NÃO FARÁS LONGAS PANORÂMICAS HORIZONTAIS E VERTICAIS?
Geralmente, os movimentos de câmera devem ser curtos, para não se tornarem cansativos ao expectador. A famosa panorâmica de 360º deve ser excluída de sua seqüência. Também não emende uma série de panorâmicas, poupando o expectador da incômoda sensação de estar ?girando?o tempo todo.
? ?NÃO GRAVARÁS MUITOS SEGUNDOS DE CADA PLANO?
Não edite suas imagens durante a gravação. O tempo de duração de uma tomada deve ser decidido no processo de edição. Para efeito de captação, grave cada plano além do tempo que imagina ser necessário para edição (overlaps).
? ?NÃO SE COLOCARÁS EM SITUAÇÕES DE CONTRA-LUZ ?
O assunto principal ? geralmente, em primeiro plano - deve ser mais iluminado que o segundo plano. Em sua situação de contra-luz isto não ocorre e você terá problemas ao fazer o ajuste de exposição. Se trabalharmos com muita luz no segundo plano e uma abertura de diagrama excessiva, a imagem será comprometida, pois as áreas mais claras serão ?invadidas? pelo branco. Dizemos, então, que ouve superexposição e chamados este tipo de imagem de superexposta (?estourada?) no segundo plano e subexposta no primeiro plano. Portanto, evite colocar-se em situações de contra-luz.
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
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Os 7 pecados capitais do videomaker |
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Sobre filmadoras |
Sobre filmadoras
Como comprar
A maioria das filmadoras DV de nível de consumidor apresenta ajustes de exposição pré-definidos, bem como foco automático. Quanto mais seriamente você encarar sua "carreira" de cineasta, mais controles manuais você desejará na sua filmadora DV para obter o máximo de controle de criação sobre seus vídeos. Os modelos avançados oferecem recursos profissionais como controles manuais para balanço de branco, abertura, velocidade do obturador, níveis de áudio e foco, bem como a opção de lentes intercambiáveis e acessórios para microfone externo e iluminador. Lembre-se de que uma filmadora DV cara, de última geração, não o transformará instantaneamente em um cinegrafista profissional. Da mesma forma, nas mãos de um operador de câmera talentoso que entende de iluminação e exposição, uma filmadora DV de padrão médio proporcionará excelentes imagens de vídeo.
Ainda que o vídeo seja compreensivelmente a preocupação primária da maioria dos compradores de filmadoras DV, a função de áudio não deve ser esquecida. A maioria das filmadoras DV grava áudio digital tanto em formato 16 bits quanto em formato 12 bits com qualidade de CD, o que permite que você grave uma faixa estéreo com o seu vídeo e depois acrescente outra faixa estéreo durante a edição. A última opção é a ideal para incluir em seus vídeos música incidental ou uma voz
Além dos recursos e do desempenho, é vital que uma filmadora DV seja confortável para manipular e operar. Por esta razão, certifique-se de experimentar as filmadoras digitais candidatas potenciais em uma loja de aparelhos eletrônicos ou loja de câmeras antes de comprar. Uma filmadora DV que seja confortável para uma pessoa manusear pode não ser confortável para você se, por exemplo, você tiver mãos muito grandes. Uma filmadora DV leve, ultracompacta, pode ser bastante atraente, mas se os controles forem muito pequenos para os seus dedos, seu manuseio pode ser frustrant
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15 dicas de fotografia digital |
15 dicas de fotografia digital
1) Antes de bater uma foto
Para evitar transtornos, má qualidade da foto, perda de cena e etc. Existe uma precaução rápida, que podemos chamar de check up. Seria como uma revisão na câmera para confirmar que ela funcionará bem. Então quando for botar a câmera em ação, siga os seguintes passos:
1.Se não for bater uma foto em modo macro, verifique se o modo macro está ativado. Se estiver ativado, isso pode fazer com que a foto saia escura, embaçada, tremida e etc.
2.Verifique o zoom, se o zoom estiver muito aproximado, isso fará com que a foto focalize uma visão menos ampla. Caso fosse necessário fotografar grande parte do ambiente, a foto seria prejudicada.
3.Verifique a bateria antes de sair de casa para não ter que correr desesperadamente atrás de uma loja.
4.Verifique se a lente está limpa (leia a dica sobre limpeza).
5.Verifique o EV. Caso ele esteja elevado demais a sua foto pode sair muito brilhosa, e caso ele esteja muito baixo, sua foto pode sair escura demais.
6.Caso você for precisar do flash, verifique se ele está ligado.
7.Prenda a cinta de segurança no seu pulso. Isso evita quedas e roubos.
8.Posicione-se e, fogo.
2) Enquadramento
3) Foco Rápido
Caso sua câmera precise focalizar antes de fotografar, para pegar algo em movimento sem usar um modo desportivo, você precisa focalizar um local que passaria o possível foco(carro, pessoa, pássaro e etc). Quando o foco passar disparar a câmera para fotografar. Existe a possibilidade de aparecer vulto na foto.
4) Flash desnecessário
6) Cuidado com o fundo
7) Retratos
8) Olhe nos olhos
9) Fotos de noite
10) Fotos verticais
13) Cor
2.Ao ligar a câmera, vá nos pontos que imaginou, focalize e fotografe.
3.Para visualizar a fotografia, é mais econômico que visualize-a após bater a foto. A câmera mostra ela rapidamente para ver como ficou e volta para o modo de bater foto.
4.Após bater todas as fotografias desejadas, bote a câmera no modo de visualizar e veja as fotos
5.Após fotografar o que desejava, desligue a câmera caso o próximo alvo esteja distante.
É bom lembrar que o zoom óptico exige uma carga elevada, então procure usar o zoom óptico somente quando necessário. Evite também ficar procurando funções no menu, leia bem o manual antes de usar para evitar isto
15) Experimente
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Cuidados com a câmera digital |
Quando se trata de câmeras digitais, sempre ocorre algum desgaste pelo uso. Porém, para aumentar a vida útil e obter o máximo da câmera, é importante cuidar bem da sua máquina. Essas orientações simples ajudarão a manter sua câmera e as pilhas em excelentes condições.
Cuidados básicos com a câmera
A melhor fonte de informações sobre os cuidados com a câmera e os conselhos de segurança é o manual do usuário, fornecido com a câmera digital. Aqui são apresentados apenas alguns procedimentos para assegurar que você e sua câmera poderão tirar fotos com êxito por muitos anos.
• Guarde a câmera digital em um local fresco e seco, longe de janelas, fontes de calor e porões úmidos.
• Nunca abra a câmera nem tente consertá-la por conta própria. Tocar na parte interna da câmera digital poderá resultar em choque elétrico. Para a realização de consertos, entre em contato com um Centro de Serviços autorizado.
• Para facilitar o transporte, guarde tudo em uma bolsa acolchoada com uma boa alça. A bolsa não só protege a câmera, mas a maioria das bolsas de câmeras digitais também costuma conter bolsos para pilhas e cartões de memória.
• Use a tampa da lente quando não estiver usando a câmera. Sem exceção.
• Leve com você alguns produtos de limpeza para a câmera e a lente.
• Sempre mantenha o equipamento da câmera com você quando transportá-lo ao viajar. Nunca a deixe com sua bagagem, pois o manuseio inadequado e as temperaturas extremas podem danificá-la.
Mantenha-a limpa
A limpeza não só preserva a aparência nova e brilhante da câmera, mas também melhora a qualidade das fotos. É muito importante manter a lente limpa, porque as partículas de poeira podem causar pontos nas fotos.
Siga estas etapas para limpar a câmera de maneira segura:
1. Limpe toda a superfície da câmera com um pano limpo, seco e macio.
2. Use jato de ar (ou simplesmente sopre suavemente) na lente da câmera e no visor LCD para retirar a poeira.
3. Limpe a lente e o visor LCD com um pano limpo, macio e sem pêlos ou um lenço especial para limpeza da lente. Para evitar aranhões, verifique se o lenço não é tratado quimicamente.
Também podem ser comprados kits para limpeza da câmera que incluem jato de ar, pano macio e tudo mais que é preciso para manter a câmera em excelentes condições.
Sol ou chuva: à prova de intempéries
Descansando ao sol ou esquiando na neve, cuide adequadamente de sua câmera quando estiver viajando. A regra básica é manter a câmera em temperaturas nem muito altas, nem muito baixas. Cubra-a com uma toalha quando estiver tomando um banho de sol na praia e coloque-a sob o seu casaco, quando fizer frio.
Se algum líquido penetrar na câmera, desligue-a imediatamente. Retire as pilhas e o cartão de memória e espere a câmera secar por 24 horas antes de colocá-la em operação novamente.
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Dez dicas fundamentais para fazer movimentos de câmera e tomadas estáveis |
Por que a câmera se move? Há uma tendência entre os operadores de câmera-especialmente, os iniciantes ? de exagerar nos movimentos de câmera. Cuidado! Todo movimento de câmera deve ter um propósito: contribuir para uma melhor compreensão do expectador sobre o que está vendo. Do contrário, o movimento terá um efeito dispersivo e chamará mais atenção do que o tópico abordado. O mesmo vale para tomadas instáveis, ?balançadas?. Elas só servem para lembrar o expectador de que há alguém operando a câmera, fazendo com que a gravação tenha uma aparência amadora. Por esse motivo, Zoom Magazine apresenta dez dicas para obter tomadas e movimentos de câmera estáveis e profissionais. Capriche na gravação!
Utilize um tripé ou outros equipamentos
Muitos operadores acham que o tripé é um incômodo, e que só atrapalha e atrasa a gravação. Incômodo, mesmo, é assistir a imagens feitas por esses ?operadores? de câmera. Há tripés de todos os tamanhos, levíssimos e compactos. A estabilidade das tomadas e suavidade de movimentos proporcionadas por um bom tripé são incomparáveis. Outros equipamentos, como monopés ou suportes, que permitem o apoio de câmeras pequenas no ombro, são igualmente recomendáveis ? ainda que não tão eficientes. Podem ser uma boa solução em casos nos quais não é possível utilizar um tripé. Não seja preguiçoso e pare de inventar desculpas: use um tripé!
Desfrute do sistema de estabilização eletrônica das camcorders
Muitas camcorders digitais possuem um sistema de estabilização eletrônica muito eficiente para tomadas feitas com a câmera na mão (veja matéria nesta edição). Esse recurso é especialmente útil em tomadas paradas, e não deve ser utilizado em movimentos de câmera como panorâmicas, zoom e travellings, pois a camcorder não ?entende? que o operador quer fazer um movimento e tenta corriji-lo. Em algumas comcorders o acesso a essa função se dá por um único toque num botão. Em outras, é necessário acessar o menu da câmera.
Procure apoios naturais para o corpo e a câmera
Muitas vezes, não é possível carregar um tripé ou um monopé, não é mesmo? Embora esses equipamentos estejam cada vez menores e mais leves... Porém, ninguém vai querer ver suas imagens se elas estiverem muito ?balançadas?. Procure algum tipo de apoio para a câmera ou para o corpo ? como uma parede, uma árvore, um muro baixo, um degrau etc. Faça tomadas estáveis: apóie a câmera em algum lugar.
Não capte tomadas em teleobjetiva com a câmera na mão
Você utiliza uma teleobjetiva quando fecha o ângulo de visão da objetiva, fazendo um zoom in. Quando estiver gravando com a câmera na mão, não utilize a teleobjetiva, pois ela amplia os movimentos não voluntários do operador. Prefira trabalhar com o ângulo de visão aberto, utilizando a grande-angular, que ?esconde? as trepidações.
Mantenha a camcorder afastada do corpo e utilize o LCD
As camcorders digitais geralmente possuem um monitor de cristal líquido colorido (LCD) localizado na lateral esquerda da câmera. Esse monitor facilita muito a realização de tomadas em que a câmera não está apoiada no ombro. Atenção: mantenha a camcorder afastada do corpo para não transferir seus movimentos para a câmera.
Mova-se de uma posição desconfortável para uma posição confortável
Essa regra vale para qualquer movimento, mas principalmente para panorâmicas com a câmera na mão. Comece o movimento com o corpo ?torcido? ou ?enrolado? e termine com a posição confortável. Dessa maneira, seus músculos estarão relaxando, perdendo a tensão e retornando para a posição natural.
Evite tomadas com a câmera na mão de cenas sem movimento
Quando fazemos uma tomada de uma paisagem ou museu, geralmente nada se move no quadro. Nessas situações, se você ?balançar? demais a câmera, seus movimentos serão muito perceptíveis e só causarão distração. Por isso, evite fazer tomadas estáticas com a câmera na mão de cenas que não possuem movimento interno.
Use carrinhos improvisados para fazer travellings
Muitas vezes, carrinhos como os de supermercado ou para transporte de materiais podem ser valiosos na improvisação de um travelling. Escadas rolantes e elevadores panorâmicos em um shopping center também podem proporcionar boas imagens. Aproveite todos os recursos disponíveis para melhorar seus movimentos de câmera.
Corrija tomadas ?balançadas? durante a edição, utilizando softwares adequados
Softwares como o Adobe After Effects 5.0 possuem recursos para estabilizar imagens que ficam muito ?balançadas?. Não é um recurso mágico, mas funciona muito bem para corrigir leves movimentos involuntários do operador de câmera.
Caminhe com os joelhos flexionados
Se for realmente necessário caminhar para fazer uma tomada, caminhe com os joelhos flexionados, o que permitirá que os músculos das pernas atenuem os movimentos. Novamente, o visor de cristal líquido colorido (LCD) será útil para que você não precise encostar a câmera ao corpo. É necessário um pouco de treino para conseguir relaxar e obter bons resultados
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Termos técnicos e suas explicações |
Termos técnicos e suas explicações
Quando lemos as especificações das câmeras fotográficas vemos inúmeros termos técnicos e não sabemos o que significam. Este guia tem o intuito de explicar um pouco o que é cada parâmetro:
- Anel de Focagem/Zoom manual
- O anel de zoom manual confere aos utilizadores um maior controle, com um zoom rápido, sensível e com maior capacidade de resposta. A alavanca de zoom é particularmente prática quando se tira fotos de objetos em movimento.
- Anti-desfocagem
- A elevada sensibilidade combate os problemas da desfocagem provocada pelo movimento do objeto. Aumentando a definição de ISO numa câmera poderá ter uma velocidade do obturador mais elevada que pode captar objetos em movimento. A outra causa principal da desfocagem da imagem é o movimento da câmera. Os Estabilizadores Ópticos de Imagem são constituídos por sensores giroscópicos que detectam oscilações da câmera e movem a lente para ajustar o ângulo da luz, compensando assim qualquer movimento da câmera. Os produtos que possuem a designação Dupla tecnologia anti-desfocagem incluem estas duas tecnologias.
- Bit
- A medida mais pequena de dados que um computador processa. Só pode assumir um de dois estados: 0 ou 1 (também descritos como "on/ligado? ou "off/desligado?).
- CMOS
- (Complimentary Metal-Oxide Semiconductor). Tecnologia de sensor das câmeras fotográficas e de vídeo que, tal como um CCD, converte luz em sinais elétricos. As vantagens do CMOS são menos manchas, uma variedade dinâmica mais ampla para um contraste superior e menos consumo de energia para um funcionamento eficiente da bateria.
- Carl Zeiss®
- Famoso fabricante de lentes com quem a Sony tem uma parceria para desenvolver e fornecer lentes para câmeras fotográficas e de vídeo.
- Carl Zeiss® Vario-Tessar®
- Uma lente pequena e potente, concebida para ser usada em câmeras fotográficas e de vídeo compactas. Perfeita para captar o contraste e a cor, para produzir cores brilhantes e nítidas.
- D-SLR
- (Digital Single Lens Reflex). Os dispositivos que contêm um D-SLR permitem que o visor eletrônico mostre exatamente a imagem que está a ser composta quando a luz passa através da lente. Os níveis de luz também são calculados através da mesma lente, para uma avaliação precisa da exposição.
- DPI
- A medida DPI (Dots per inch, também conhecida como PPP - Pontos por polegada) é usada para medir a resolução de impressoras e digitalizadores. Quanto mais elevado for o valor, melhor será a qualidade de digitalização ou impressão.
- DPOF
- (Formato de Ordem de Impressão Digital) Uma "carteira de encomendas" de fotografias digitais. As câmeras compatíveis com DPOF têm capacidade para gerar dados para a encomenda de impressões de fotos digitais. O utilizador pode definir o número de cópias impressas de cada fotografia. A data da fotografia também pode ser impressa. Pode ainda encomendar por DPOF um índice de fotos, que mostra uma imagem em miniatura de cada foto.
- Definições de sensibilidade ISO
- Existem diversos níveis - ISO 100, 200, 400, auto, etc... - que replicam as definições ISO das câmeras tradicionais com rolo fotográfico. Isto permite que o fotógrafo ajuste facilmente o nível correto de sensibilidade, de forma a obter a melhor imagem, em condições difíceis.
- Dupla tecnologia "anti-desfocagem"
- A elevada sensibilidade combate os problemas da desfocagem provocada pelo movimento do objeto. Aumentando a definição de ISO numa câmera poderá ter uma velocidade do obturador mais elevada que pode captar objetos em movimento. A outra causa principal da desfocagem da imagem é o movimento da câmera. Os Estabilizadores Ópticos de Imagem são constituídos por sensores giroscópicos que detectam oscilações da câmera e movem a lente para ajustar o ângulo da luz, compensando assim qualquer movimento da câmera. Os produtos que possuem a designação Dupla tecnologia anti-desfocagem incluem estas duas tecnologias.
- Visor LCD híbrido
- Ajuda o visor da câmera fotográfica ou de vídeo a permanecer legível sob quaisquer condições de luz. Fá-lo usando uma tecnologia LCD refletora para produzir uma visibilidade excelente, mesmo em condições de luz solar directa.
- Equilíbrio de brancos de flash
- O equilíbrio de brancos de flash é uma função da fotografia digital que ajuda a reter os tons das cores, mesmo em situações fotográficas complexas. Em situações em que há muitas superfícies com reflexos, a câmera pode detectar todas as fontes de luz que rodeiam o sujeito da foto, criando uma distorção de cores. Isto pode ser evitado ajustando automaticamente o equilíbrio de brancos, na foto, recuperando as cores para a sua condição natural, quando se usa o flash.
- Exif
- Formato de imagem para gravação e armazenamento de imagens digitais. Junto com os dados efetivos de imagem, o formato Exif grava informações adicionais, na forma de identificadores que contêm dados da câmera, como a data e hora da gravação.
- Filme MPEG
- Permite a captura de pequenas sequências de vídeo e áudio com a câmera. Os dados podem ser vistos imediatamente no visor LCD da câmera, ou num televisor, através da saída AV, ou simplesmente transferidas para edição ou arquivo noutro dispositivo multimídia.
- Filme MPEG EX
- Gravação ininterrupta, enquanto houver espaço de arquivo digital. As características disponíveis incluem funções de reprodução, cue e review, e um modo adicional que permite a divisão de um filme grande em pequenos segmentos.
- Flash TTL sem fios
- Unidades de flash remoto localizadas "fora da câmera" que podem ser acionadas automaticamente sem a necessidade de ligar um cabo ao corpo da câmera. A exposição e a potência do flash são ajustadas automaticamente pela câmera para produzir os melhores resultados.
- Flash automático de sincronização com luz do dia
- Mede automaticamente o nível de exposição para os objetos no primeiro plano que têm luz por trás, em condições de luz do sol.
- Flash sincronizado lento
- Esta opção liga a câmera em velocidade lenta do obturador, para fotografar objetos no primeiro plano, em ambientes crepusculares.
- Focagem automática contínua
- A câmera ajusta permanentemente a focagem automática quando fotografa em modo "burst", para assegurar que os objetos em movimento ficam focados com nitidez.
- Formato de gravação 3:2
- Esta função permite que as imagens sejam criadas no formato de fotografia convencional. O formato padrão é o 4:3.
- Função Bluetooth®
- Permite a entrada no mundo fantástico da comunicação sem fios através da tecnologia Bluetooth®. Ao permitir-lhe transferir diretamente imagens para qualquer dispositivo que suporte as definições Bluetooth® Basic Imaging Profile, o Bluetooth® liberta-o de todos os cabos e dá-lhe o benefício adicional da função de câmera de vídeo remota.
- Função de Histograma
- Quando a função de histograma está ativa, é exibido um gráfico de histograma no visor LCD. Isto permite-lhe verificar a gradação de preto e branco.
- Função de Redução
- (Alteração das dimensões) Permite que as imagens sejam reduzidas para um tamanho mais pequeno. Ideal para o envio de imagens através de correio eletrônico ou para um arquivo mais eficiente.
- Holograma AF
- O Holograma AF (de auto-focagem) usa hologramas laser para ajustar a focagem em condições de iluminação fraca e permite melhor precisão de focagem. O sistema cumpre as especificações para Laser de Classe 1, mantendo como tal o nível de segurança mais elevado para o olho humano.
- Iluminador AF
- (Auto Focagem) O Iluminador de Auto Focagem é uma fonte de luz vermelha de baixa potência usada para fornecer iluminação suficiente à câmera, de forma a possibilitar a focagem automática em fracas condições de iluminação.
- Iluminador de auto focagem
- A focagem correta e a composição da fotografia em condições de luz fraca ou inexistente é extremamente difícil de atingir. Quando se fotografa em todas as condições de luz, da luz brilhante do dia à completa escuridão, o iluminador AF ilumina automaticamente o objeto da fotografia, de forma a permitir que a câmera foque corretamente. Isto assegura uma imagem com focagem precisa, e bem definida, independentemente das condições de luz.
- Indicador de histograma
- Um histograma é um gráfico que mostra o número de vezes que cada possível valor de luminância ocorre numa imagem. É uma excelente ferramenta para a definição correta da exposição, porque mostra de forma clara e precisa as condições de iluminação. Esta função está disponível na maior parte dos modos de gravação e reprodução.
- JPEG
- JPEG significa Joint Photographic Experts Group, um consórcio que desenvolveu e divulgou este formato em todo o mundo. É um formato de compressão que armazena imagens digitais com elevada eficiência.
- Luminância nítida NR
- A redução de ruído de Luminância Nítida é uma função da fotografia digital que permite imagens mais nítidas e limpas, com contraste melhorado. Usa um filtro para melhorar as imagens tiradas com luz forte. Isto melhora o detalhe em áreas em que os níveis de luz são elevados, evitando interferências (ruído) que poderiam ser confundidos com detalhes da imagem. Ao contrário dos sistemas convencionais de redução de ruído, suprime o ruído de imagem sem afetar o detalhe da imagem.
- MPEG Movie (sem som)
- Permite-lhe capturar pequenas sequências de vídeo com a sua câmera e guardá-las digitalmente na memória. Os dados podem ser vistos imediatamente no Visor LCD da câmera, ou simplesmente transferidos em formato digital através de um cartão de memória, para edição ou arquivo em outro dispositivo multimídia.
- MPEG Movie HQX
- Gravação ininterrupta de alta qualidade, enquanto houver espaço de arquivo digital. As características disponíveis incluem funções de reprodução, cue e review, e um modo adicional que permite a divisão de um filme grande em pequenos segmentos. Esta versão dispõe de uma resolução de imagem de 320 x 240, 16,6 fotogramas por segundo.
- MPEG Movie HQX (sem som)
- Gravação ininterrupta de alta qualidade, enquanto houver espaço de arquivo digital. As características disponíveis incluem funções de reprodução, cue e review, e um modo adicional que permite a divisão de um filme grande em pequenos segmentos. Esta versão dispõe de uma resolução de imagem de 320 x 240, 16,6 fotogramas por segundo.
- MPEG Movie-HQ
- Um modo de vídeo digital que permite a gravação de curtas sequências de vídeo e áudio de alta qualidade, usando uma câmera digital. O formato MPEG Movie-HQ dispõe de uma resolução de imagem de 320 x 240 pixels a 16,6 fotogramas por segundo, com qualidade sonora melhorada.
- MPEG VX (com áudio)
- Gravação ininterrupta de qualidade VGA, enquanto houver espaço de arquivo digital. As características disponíveis incluem funções de reprodução, cue e review, e um modo adicional que permite a divisão de um filme grande em pequenos segmentos.
- MPEG-1
- MPEG é a abreviatura de Motion Picture Experts Group (Grupo de Especialistas em Filmes). O MPEG-1 é um formato de compressão de dados para arquivo de imagens de vídeo digital. Usando uma resolução de 160 x 112 pixels, pode gravar pequenos trechos de vídeo com duração até 1 minuto em formato MPEG-1. Ao contrário da norma PAL (25 imagens por segundo), apenas são gravadas 8 imagens por segundo.
- Macro
- Uma tecnologia avançada de focagem da lente que permite fotografias com focagem à pequena distância de objetos de dimensões reduzidas ou grandes detalhes.
- Megapixel
- As fotografias digitais são constituídas por pontos de luz coloridos chamados pixels (elementos de imagem). Para fazer uma fotografia são necessários milhões de pixels (mega pixels). Quanto maior for a quantidade de mega pixels que a câmera tem, mais suaves e nítidas serão as fotografias.
- Modo Burst
- O modo Burst acelera de forma temporária a transmissão de dados entre disparos da máquina fotográfica, usando uma memória temporária (do tipo buffer). Podem ser guardadas imagens numa rápida sucessão, sem ser necessário esperar que a câmera grave cada uma das imagens. Esta função é ideal para fotografia de cenas desportivas, de ação e vida selvagem, bem como para situações que não se repetirão.
- Modo Flash
- As câmeras fotográficas digitais dispõem de vários modos de flash: Auto -- dispara automaticamente em situações de luz fraca. Flash forçado -- o flash é sempre ativado. Redução do efeito de olhos vermelhos -- usa um pequeno disparo pré-flash que provoca o fecho da íris da pessoa fotografada e minimiza o efeito de olhos vermelhos. Desligado -- o flash não dispara.
- Modo Manual
- O modo manual oferece-lhe controle total sobre as dimensões de abertura da câmera e as definições de velocidade do obturador.
- Modo TIFF
- O formato TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de imagem não-comprimido. As imagens não-comprimidas resultam num maior tamanho dos arquivos e tempos de gravação mais longos do que o JPEG, mas as imagens têm uma qualidade extraordinária.
- Modo de seleção de Cenas
- São configurações pré-definidas da câmera de forma a ir ao encontro das necessidades da situação.
- Modo de prioridade de Obturador/ Abertura
- Em modo de prioridade de obturador, define-se a velocidade do obturador e a câmera ajusta a abertura de acordo com esse parâmetro. No modo de Prioridade de Abertura, o utilizador seleciona a abertura e a câmera ajusta a velocidade do obturador de acordo com esse parâmetro.
- Multi-Burst
- O modo Multi Burst permite que uma câmera digital tire automaticamente 16 fotos e as arquive como um arquivo JPEG. Estas podem ser vistas na câmera numa sequência com intervalos de 0,8 segundos, ou como uma montagem completa de 16 imagens num monitor de PC.
- NightFraming
- O NightFraming combina três funções (NightShot, Holograma AF e controle de exposição pré-flash) para tirar fotografias no escuro. Enquadrar com NightShot: mostra o sujeito da foto, mesmo em completa escuridão, usando tecnologia de infravermelhos. Focagem com Holograma AF: quando o botão de abertura do diafragma é pressionado até meio, a câmera foca a imagem enquadrada usando o Holograma AF. Um laser detecta os limites do objeto, o que permite que a câmera o foque corretamente. Gravação com pré-flash: quando o botão de abertura do diafragma é totalmente pressionado, o pré-flash dispara. Nessa altura, é determinada a exposição e o flash principal dispara, de forma a capturar uma imagem perfeitamente exposta, enquadrada e focada.
- Obturação lenta NR
- Quando se tira fotografias em situações extremas de luz fraca, como com um tempo de exposição de 10 ou mais segundos, esta característica interpreta e remove o ruído gerado na imagem.
- Otimizador de gama dinâmica
- Uma função de Otimizador de gama dinâmica ajusta a exposição e contraste de uma imagem para compensar os efeitos das condições de fotografia com contraste elevado.
- PAL
- PAL significa Phase Alternation Line (Linha com Alternância de Fase), o formato de emissão de televisão com utilização mais comum na Europa.
- Prioridade de Abertura
- A Prioridade de Abertura é um modo de funcionamento que permite ao utilizador selecionar a definição pretendida para a abertura. A câmera ajusta a velocidade do obturador de acordo com essa definição. Isto permite que o utilizador tenha total controle sobre a profundidade de campo da fotografia.
- Prioridade de velocidade do obturador
- Neste modo, define-se a velocidade do obturador e a câmera ajusta a abertura de acordo com esse parâmetro.
- Processador DXP
- Permite uma gama de luminância dinâmica superior e uma quantização mais fina, para detalhes de imagem mais apurados. Junto com o Super HAD CCD? permite criar contrastes e cores incrivelmente suaves e realistas. Os sistemas convencionais de 10 bits cortam a secção mais elevada do sinal quando convertem uma imagem analógica em dados digitais, o que resulta numa perda razoável de detalhe e contraste.
- Processador Real Imaging
- Tal como o processador de um PC, o processador Real Imaging é um chip que executa as funções básicas da câmera. Controla o tempo de arranque, a velocidade de funcionamento da câmera e o consumo de energia. É responsável por fotografias de elevada qualidade, produzindo melhor reprodução de cor e uma relação de sinal/ruído superior. O processador permite que a câmera tenha um tempo de arranque rápido e mantém o "retardamento do obturador" no mínimo, ou seja, o tempo que ocorre entre a pressão sobre o botão e a captação efetiva da fotografia.
- Processador de imagem Bionz
- O motor de processamento de imagem Bionz de alta velocidade permite que o utilizador capte imagens à velocidade da luz. O motor oferece capacidades de fotografia em sequência de alta velocidade, com um máximo de três fotogramas por segundo continuamente, a 10,2 megapixels e com a melhor compressão JPEG.
- Profundidade de Cor
- Representa o número de cores que podem ser gravadas ou apresentadas. Quanto maior o número de bits, maior o número de cores que pode ser gravado. Para representar 16,7 milhões de cores, necessita de uma densidade de cor de 24 bits (8 bits por cor: vermelho, verde e azul).
- Pré-flash
- Permite que a câmera ajuste a exposição do flash principal.
- Resolução
- A quantidade de pixels numa imagem. Quanto maior a resolução, mais detalhe terá a imagem. Uma resolução VGA (640 x 480) é o ideal para impressão em pequeno formato e utilização em computador. As resoluções XGA (1024 x 768) e SXGA (1280 x 960) oferecem ainda mais detalhe. Uma resolução UXGA de 1600 x 1200 aproxima-se da qualidade fotográfica.
- SDRAM
- (Synchronous Dynamic Random Access Memory) A SDRAM é um tipo de memória para computadores que opera à mesma taxa do relógio do bus (por exemplo, 33 ou 66 MHz).
- STAMINA
- STAMINA é uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela Sony, para melhorar o fornecimento de energia e eficiência das câmeras, aumentando o desempenho das baterias. O resultado em termos de maior tempo de gravação significa mais imagens, mais liberdade e mais tempo de concentração na fotografia, em vez de ser a pensar na bateria.
- Saída de vídeo
- A saída de vídeo permite-lhe ver as imagens e filmes MPEG que capturou com a sua câmera em qualquer televisor com entradas de vídeo padrão.
- Saída áudio/vídeo
- Saída de câmera que permite exibir fotografias digitais ou filmes MPEG com som em televisores normais. A seleção de PAL e NTSC permite usar esta capacidade em todo o mundo.
- Sensibilidade ISO
- (Sensitivity) Os números ISO nas fotografias indicam a sensibilidade da película fotográfica. A ISO (International Standards Organisation) integrou os números ASA e DIN existentes num novo sistema, contendo números como ISO 100/21°.
- Sensor CMOS Clear-Vid
- O sensor CMOS ClearVid é o olho da câmera de vídeo que converte a luz em sinal digital. Abre caminho para uma qualidade de imagem superior com maior detalhe e nitidez, além de funções mais avançadas que incluem gravação suave e lenta, maior sensibilidade à luz e gravação dupla.
- Sensor de dimensão APS-C
- O Advanced Photo System de tipo C (APS-C) é um tipo de sensor usado em câmeras Single Lens Reflex digitais, também chamadas de DSLRs. Este sensor dispõe de dimensões menores do que as dos sensores SLRs convencionais.
- Sensor de posição
- Um dispositivo que reconhece automaticamente se uma imagem será tirada com a câmera na horizontal, ou na vertical. A imagem é então exibida com a orientação correta no monitor. A posição correta é também guardada no arquivo de forma a assegurar que a imagem seja sempre exibida da forma correta.
- Sistema de obturador progressivo
- A informação é recolhida e processada em cada linha, uma após a outra, usando um obturador mecânico. Um processo semelhante ao sistema Varrimento Progressivo que permite resultados semelhantes.
- Smart Zoom
- Ajusta a taxa de zoom dependendo da resolução da imagem selecionada.
- Sony Super HAD CCD?
- Com uma configuração avançada de sensor que reduz as zonas mortas entre pixels, de forma a que cada sensor capture mais luz, o CCD exclusivo da Sony Super HAD (Hole Accumulated Diode) CCD? produz imagens de cortar a respiração. As micro-lentes existentes no circuito integrado melhoram o desempenho de captura de luz e a sensibilidade do CCD para gerar imagens mais luminosas, mais nítidas, com reduzido ruído de imagem.
- Super HAD CCD(TM)
- Tecnologia em câmeras Cyber-shot que melhora o desempenho de recolha de luz do CCD. Funciona colocando uma lente microscópica sobre cada pixel, para que se foque o máximo de luz possível sobre este. Deste modo, o ruído de cor é reduzido e a qualidade da imagem melhorada. Esta funcionalidade também pode ser encontrada na gama Handycam® como Advanced HAD CCD(TM).
- Super SteadyShot
- Uma tecnologia de estabilização de imagem exclusiva nas gamas de câmeras de vídeo Handycam®, câmeras digitais Cyber-shot e câmeras SLR digitais. O método de detecção de oscilações (sensores giroscópicos) e a compensação (menos desfocagem) são os mesmos para todos estes produtos, mas a tecnologia funciona de um modo ligeiramente diferente em cada um deles.
- TIFF
- Tagged Image File Format -- um formato de arquivo específico, de alta qualidade, usado para o arquivo de imagens digitais.
- Tecnologia Advanced HAD
- Esta tecnologia diminui o "ruído" na imagem que pode por vezes surgir em condições de luz reduzida.
- Terminal para acessórios
- As unidades externas de flash podem ser ligadas à máquina através de um terminal de acessórios, o que permite usar uma grande variedade de flashes. Este terminal é particularmente útil em ambientes de estúdio.
- USB ? Universal Serial Bus
- Porta de dados em computadores e periféricos.
- Visor LCD
- Os visores LCD (Liquid Crystal Display) mostram uma imagem clara que ajuda a enquadrar as suas fotos. As funções e definições da câmera são também exibidas no visor LCD.
- Visor eletrônico
- O visor eletrônico, com cor total, pode ser usado para controlar a filmagem, de uma forma mais habitual, como com uma tradicional câmera SLR, em vez da alternativa de usar o LCD. O sistema tem um menu de visualização completo e contém sensores que detectam a aproximação do olho do utilizador, e dirigem automaticamente a imagem para o visor eletrônico quando este está a ser usado. Esta seleção alternativa automática entre o visor eletrônico e o LCD reduz o consumo de energia, prolongando a vida da bateria.
- Visor eletrônico óptico
- O visor eletrônico óptico é usado com luz brilhante do sol ou condições luz fraca, quando é difícil ver no Visor LCD. Pode também ser usado em vez do LCD para reduzir o consumo energético.
- Zoom de precisão digital
- Aumenta eletronicamente o alcance do zoom, mas mantendo a qualidade de imagem.
- Zoom em reprodução
- Depois de tirar a sua fotografia, pode usar a função de Zoom em reprodução para aproximar eletronicamente o zoom a objetos na sua foto.
- Zoom óptico
- O funcionamento por pressão num botão permite-lhe fazer o zoom in opticamente, ou seja, pela manipulação da distância focal da lente.
- Esta função permite a criação de uma imagem com 640 x 480 pixels a partir de uma parte de uma imagem maior UXGA de 1600 x 1200 pixels. O novo ficheiro VGA será guardado no cartão de memória.
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
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Dispositivo de Formação da Imagem na Câmera |
Num certo sentido, este processo todo é invertido no aparelho de TV. A voltagem de cada pixel gerado pela câmera é transformada novamente em luz - que resulta na imagem que vemos na tela de TV.